A TERCEIRA TESE ERRÔNEA...

Para ampliar clik na imagem

3. A VINDA DE JESUS E O ARREBATAMENTO DA IGREJA SERÃO SIMULTÂNEOS?

Não, essas três escolas, sem conhecer a revelação prometida para os últimos dias, têm agregado por conta própria essa vinda agora do Senhor, com o momento do arrebatamento; e com isso, eles têm feito da área escatológica, uma verdadeira Babel, ao querer mudar o objetivo dessa vinda, que será “o dia do Senhor (Is. 13:6-18), o dia da vingança (Is. 61:2 – 63:4), o dia dos juízos de Deus sobre toda a carne (Is. 66:16),” para o dia do arrebatamento, atropelando o tempo e modo dos fatos anunciados pelas Escrituras; considerando grosso modo a vinda do Senhor e o arrebatamento no mesmo dia, sem antes, analisar os vários fatores. que diferenciam essa vinda agora, da outra.

Já mostramos anteriormente, que houve diferença de fatores entre a 1ª vinda para se fazer carne, ser servo e morrer pelos pecados de muitos; da 2ª vinda, quando ressuscitou, subiu aos céus na noite do primeiro dia (Lc. 24:30-31), recebeu todo o poder no céu e na terra, e desceu segunda vez. De igual forma, é evidente que haverá também diferenças entre a 3ª a 4ª e a 5ª vinda. Confira:


NA SUA 3ª VINDA JESUS NÃO PISARÁ NA TERRA
Virá do céu trono de Deus até o nosso céu atmosférico, sem pisar na terra Ele estabelecerá seus arraiais no nosso céu e de lá, ministrará sua ira sobre o mundo. Is. 5:26 - 24:21

NA SUA 4ª VINDA, JESUS TAMBÉM NÃO PISARÁ NA TERRA
Sairá da *Jerusalém Celestial, do nosso céu com seus anjos (Sl 19:4-6), para executar a ressurreição e o arrebatamento. Descerá até as nuvens (I Ts. 4:17), sem pisar na terra; o Senhor enviará seus anjos do oriente ao ocidente, os quais reunirão sua Igreja “nos ares;” depois a levará para o oculto do seu tabernáculo (Is. 26:20 e 21), em “Sião”. Is. 35:10

NOTA: Não confundir *A JERUSALÉM CELESTIAL, sede do governo milenar de Cristo (Hb. 12:22), com A NOVA JERUSALÉM, DO NOVO CÉU E NOVA TERRA, sede do governo eterno de Deus e do Cordeiro, pós milênio. Ap. 21:1...

OUTRA INTERPRETAÇÃO EQUIVOCADA DESTES TRÊS GRUPOS
Estes três grupos, ainda não compreenderam as passagens de (Mateus 24:30-31); no seu tempo e modo, pois continuam entendendo erroneamente que, os acontecimentos desses dois versículos, serão no mesmo dia e simultâneos. No entanto, a Bíblia mostra que: Há diferença de tempo, entre um versículo e outro.
Em se tratando de “TEMPO PROFÉTICO”, a letra bíblica é rudimentar para definir com precisão o tempo de uma profecia, em seu cumprimento. A Bíblia é repleta de versículos, que no literal está na seqüência do outro, mas no cumprimento profético possui diferença de tempo, entre um e outro; em alguns casos de até mais de dois mil anos. Exemplos: Sl. 37:8-9 - Zc. 13:7-8 - Rm. 16:19-20, etc...

Portanto, sem aprender distinguir os versículos da vinda do Senhor, relacionados com a ira do Cordeiro, ou o dia da vingança  (Sl. 58:10 - Is. 13:6 – 13; 66:15 - 16; Sf. 1:14 – 18; Ap. 6:12 – 17, etc...), dos relacionados com a vinda do Senhor, para o arrebatamento da Igreja. (I Co. 15:51-52; I Ts. 1:7; 4:16-17, etc...); torna-se impossível tanto para a teologia, quanto para qualquer um, entender todo o desfecho profético. “Porque para todo o propósito HÁ TEMPO E MODO...” Ec. 8:6

As diferenças de tempos e de modos, entre essa vinda agora do Senhor, para a vinda do arrebatamento, já havia sido mencionado nos profetas e também por Jesus no Evangelho de Lucas, quando ensinou a sua Igreja, que:
Depois da aflição daqueles dias (a 3ª guerra mundial e as duas bestas), depois dos sinais no sol, a lua e as virtudes dos céus forem abaladas, e mesmo depois da sua 3ª vinda; ele afirmou que, “nesta” ainda a Igreja não será arrebatada; mas, “na próxima (na 4ª vinda).
“E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.
Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima”. Lc. 21:25-28.

O profeta Jeremias, já havia previsto pelo Espírito Santo, uma grande surpresa para aqueles que esperam o arrebatamento fora do tempo das Escrituras.
“Passou a sega, findou o verão, e nós ainda não estamos salvos.” Jr. 8:20.

Conforme vimos, há diferença de tempo, sim, entre essa vinda agora, da outra vinda para o arrebatamento. Pois, existe a ordem dos fatos proféticos a serem seguidos dentro do plano estabelecido previamente por Deus (Is. 46:10). Dentro dessa ordem, em momento algum as Escrituras coloca “a vinda de Jesus para o arrebatamento, ”antes da sua vinda para ““o dia do Senhor, o dia da vingança.”  Observe o que disse Davi, Isaías, Habacuque, Zacarias,Tiago e João.
“Abaixa, ó Senhor, os teus céus, e desce (a 3ª vinda); toca os montes, e fumegarão.
Vibra os teus raios, e dissipa-os; envia as tuas flechas, e desbarata-os.
Estende as tuas mãos desde o alto; livra-me, arrebata-me das muitas águas (a 4ª vinda) e das mãos dos filhos estranhos.” Sl. 144:5-7.

“Dizei aos turbados de coração: Esforçai-vos, não temais: Eis que o vosso Deus virá com vingança,    com recompensa de Deus (a 3ª  vinda); Ele virá, e vos salvará.” (a 4ª vinda). Is. 35:4 – 61:2 – 63:4, etc..

“Com indignação marchaste pela terra, com ira trilhaste as nações (a 3ª vinda).
Tu saístes para salvamento do teu povo (a 4ª vinda), para salvamento do teu ungido...” Hc. 3:12-13.

E o Senhor sairá, (a 3ª vinda) e pelejará contra estas nações... “ Zc. 14:3a.
“...então virá o Senhor (a 4ª vinda) meu Deus, e todos os santos contigo, ó Senhor.” Zc. 14:5c.

“Sede pois irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva (Jesus) temporã (3ª vinda) e serôdia. (4ª vinda).” Tg. 5:7

Note o leitor que, o profeta Oséias falou claramente, colocando a vinda de Jesus para o arrebatamento  na última chuva: A SERÓDIA.
“Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor: como a alva será A SUA SAÍDA: (a 3ª vinda – a chuva temporã) ele (A NÓS VIRÁ) como chuva, (COMO A CHUVA SERÓDIA) que rega a terra.” Os. 6:3

Portanto, a pregação da vinda de Jesus agora (a 3ª), e o arrebatamento no mesmo dia, não condiz com nenhuma prefiguração bíblica passada.
Entre a vinda do dilúvio, no ano seiscentos de Noé, no mês segundo aos dezessete dias do mês (Gn. 7:11), e o repouso da arca nos montes de Ararate, no sétimo mês, no dia dezessete (Gn. 8:4); houve um espaço de tempo, para a manifestação dos “juízos de Deus,” nas águas do dilúvio.
Dá para enxergar aqui “os cinco meses” de diferença, entre um evento e outro?
Da mesma forma também, será que dá para entender que, entre a vinda agora de Jesus (dilúvio), e o repouso da arca, no monte? (arrebatamento da Igreja? Is. 35:10 - Hb. 12:22), existe diferença de tempo??? “...assim será também a vinda do Filho do homem.”

Entre a vinda de Moisés para libertar seu povo no Egito (Êx. 4:29-31); e a saída dos israelitas (Êx. 12:37-41); também houve um espaço de tempo, para a manifestação dos “juízos de Deus”, antes.
Será que dá para entender que o povo de Deus, somente saiu do Egito, após OS JUÍZOS DE DEUS nas dez pragas???
Portanto, todas as profecias nos mostram que o objetivo principal dessa vinda agora, será para “a ira do Cordeiro,” que será o mesmo tempo, o início da ceifa (a ocasião); “a colheita primeiro do joio (Mt.13:30); seguindo os mesmos modelos apresentados acima.
“...até que veio o dilúvio, e os levou a todos – assim será também a vinda do Filho do homem.” Mt. 24:39.

“E assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios: E ISRAEL VIU OS EGÍPCIOS MORTOS NA PRAIA DO MAR. Êx. 14:30.

Por conhecer esta mesma verdade, João nem mencionou no Apocalipse “o arrebatamento,” como um dos objetivos da 3ª vinda de Jesus, mas o colocou próximo ao final da grande tribulação, após a abertura do Sétimo Selo, depois da Sétima trombeta (Ap. 14:14-15), acentuando os dois principais motivos dessa 3ª vinda:
a). ASSINALAR OS 144 MIL ISRAELITAS (as primícias). Ap. 7:1-8.

b). EXECUTAR OS JUÍZOS DE DEUS SOBRE TODA A CARNE, ATRAVÉS DA SUA IRA.
Is. 13:9, 66:15 e 16 - Ap. 6:15 a 17; cap. 8 a seguir - Jd. 1:14-15, etc

A DIFERENÇA DE TEMPO, REVELADA NOS SELOS DO APOCALIPSE
O Apocalipse nos mostra que, a 3ª vinda do Senhor se dará na abertura do “SEXTO SELO” (Ap. 6:12-17, Mt. 24:30); ao passo que O ARREBATAMENTO DA IGREJA, acontecerá no SÉTIMO SELO, depois do toque da SÉTIMA TROMBETA (I Co. 15:51-52 - Ap. 10:7), e antes do derramar das SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS. Ap. 16:2-21. (Ver gráfico).

Portanto, não podemos ignorar o espaço de tempo, que existe entre um Selo e o outro. Uma vez que há esse espaço de tempo, também haverá a mesma diferença, entre a vinda do Senhor e o arrebatamento da igreja.
Aliás, entre o 6º e o 7º selo, o Apocalipse nos revela duas contagens de tempos literais, a serem cumpridos antes do arrebatamento da Igreja: O tempo da 5ª trombeta (cinco meses, Ap. 9:5), e o tempo de atuação das duas testemunhas (1.260 dias - Ap.10:3); sem contar o tempo das demais trombetas. O tempo da voz dos sete trovões. O tempo da pregação do Evangelho eterno, pelos três anjos, etc...
Todo esse tempo se cumprirá “antes” do arrebatamento da Igreja, e estão sujeitos a duas cronologias bíblicas: Dos 7 Selos e dos dois primeiros AIS.

Essa outra previsão equivocada da vinda de Jesus e arrebatamento simultâneos; constitui-se na: TERCEIRA TESE ERRÔNEA DO SISTEMA TEOLÓGICO, pré, mid e pós-tribulacionista.

PARA REFLETIR
Conforme vimos pela revelação da Palavra, o grupo teológico que ainda não conhece a diferença de tempo entre a 3ª da 4ª vinda do Senhor, poderá ensinar sua vinda e o arrebatamento, com precisão Bíblica? 
 “E Jesus, respondendo disse-lhes: Acautelai-vos que ninguém vos engane.” Mt. 24:4

Jaime e Júlio

Próxima página:
A QUARTA TESE ERRÔNEA DA TEOLOGIA 

 

Nenhum comentário: